Snowmobile Mania

Scooter 50cc

Os Scooter nunca fizeram tanto sucesso como nos últimos anos, especialmente no Brasil. Pequenas motocicletas, os scooter se caracterizam por possuírem motores de baixa cilindrada, rodas menores dos que as usuais na maioria das Marcas de Motocicletas, e por possuírem piso abaixo dos pés dos pilotos. Até alguns anos as scooter eram conhecidas como as populares lambretas ou vespas, sendo que em alguns países as scooter são largamente utilizadas pela população, especialmente trabalhadores e estudantes que precisam se deslocar diariamente distâncias consideráveis para atender seus compromissos, pois mesmo tendo pouca potencia, e assim não sendo muito velozes.

As Scooter 50cc chegam até a 40km/h, que é uma velocidade boa para o centro das cidades, especialmente se considerarmos que a bordo da scooter 50cc o piloto pode desviar do tráfego mais intenso e assim dos grandes engarrafamentos, o que faz com que a população ganhe tempo e especialmente tempo com qualidade, porque andar numa scooter 50 cc, ao contrario do que muitos podem pensar é extremamente desestressante. O contato com o ar livre, a possibilidade de se deslocar com maior mobilidade também a grande economia fazem com que o piloto da scooter 50cc possa aproveitar o trajeto cotidiano como uma hora de lazer.

A primeira scooter 50cc que se tem noticia foi fabricada em 1894, mais de um século atrás, e era na verdade uma bicicleta motorizada e com algumas adaptações. De lá apara cá a scooter não parou de evoluir, apesar de não perder seu aspecto nostálgico, e hoje encontramos modelos diferentes da scooter em praticamente todas as marcas de motocicletas, desde as scooter de baixa cilindrada, as de 50 cc, até aquelas de maior cilindrada, as scooter mais potentes. Tem scooter com três rodas também, e agora esta chegando ao mercado com bastante força as scooter elétricas. As scooter elétricas, assim como as scooter de 50cc, têm baixa potencia, porém tem, no mundo atual, um apelo muito forte, que é a questão ambiental. 

As scooter elétricas não poluem o ambiente, não emitem gases tóxicos, como o gás carbônico, e também não produzem poluição sonora, pois são absolutamente silenciosas. As scooter elétricas são movidas através de uma bateria carregada na luz, uma tecnologia semelhante a tecnologia das baterias dos aparelhos celulares.  Em média a bateria carrega de duas a seis horas e as scooter chegam a ter autonomia de até 70 quilômetros com a carga da bateria, e o mais interessante, você pode carregar a bateria em qualquer tomada normal, não é preciso nenhum aparelho ou fonte diferente.

As scooter elétricas já podem ser encontradas circulando nas cidades de todo o país, e tem empresas nacionais fabricando as scooter elétricas, que exatamente como as scooter 50cc, são de baixa potencia porem ideais para os pequenos deslocamentos cotidianos, como trabalho, filos na escola etc. Quanto a habilitação, para dirigir as Scooter de 50cc é necessário possuir carteira de habilitação, já com as scooter elétricas não é necessário CNH, em virtude da baixa velocidade, o que facilita e populariza ainda mais o uso desses pequenos e simpáticos meios de transportes, além de serem politicamente corretos. As montadoras de Motocicletas Honda, Yamaha e Motos Suzukii já lançaram suas scooter 2008 no mercado.

Gostou do artigo sobre Scooter 50cc? Veja mais sobre Moto1 aqui!